Lula diz que Zelensky quis a guerra e é tão responsável quanto Putin

O ex-presidente Lula deu mais uma declaração polêmica. Nesta quarta-feira (4), a revista america Time publicou entrevista realizada com o ex-presidente do Brasil em março deste ano. À publicação, Lula disse que o atual presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky, é “tão responsável quanto Putin” pela guerra que destruiu boa parte da Ucrânia e matou milhares de pessoas.

Na entrevista, Lula disse que o presidente da Ucrânia quis a guerra com a Rússia, que ocorre desde fevereiro. O petista, que tem feito críticas à política internacional do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que Zelensky é “tão responsável quanto (o presidente russo Vladimir) Putin” porque “uma guerra não tem apenas um culpado”.
Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, disse o ex-presidente.
Para Lula, os Estados Unidos e a União Europeia também têm culpa porque, no entendimento do ex-presidente do Brasil, os países mais ricos poderiam ter evitado o conflito se tivessem firmado um acordo para a Ucrânia não entrar na Otan.
“Nós, políticos, colhemos aquilo que nós plantamos. Se eu planto fraternidade, solidariedade, concórdia, eu vou colher coisa boa. Mas se eu planto discórdia, eu vou colher desavenças. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a OTAN? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na OTAN’. Estaria resolvido o problema”, disse à Time.
“Eu não conheço o presidente da Ucrânia. Agora, o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Ou seja, ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação”, afirmou Lula.
Polêmica
Durante discurso na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em evento realizado no fim de março, Lula comparou os diálogos diplomáticos sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia com uma conversa de bar. O ex-presidente disse que resolveria o impasse e evitaria a guerra em uma conversa regada a cerveja.
“Tem que avisar para o Putin, avisar para o presidente da Ucrânia, avisar para o Putin, parem com essa guerra. A quem interessa essa guerra? A razão para essa guerra, por tudo que eu escuto, por tudo que eu leio, seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja… Se não na primeira cerveja, na segunda”, disse Lula. A fala do ex-presidente foi criticada por representantes da diplomacia ucraniana e também por políticos.