RN fecha abril com oito óbitos confirmados por Covid-19

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte encerrou o mês de abril de 2022 com oito óbitos confirmados por Covid-19. Esse patamar representa uma queda de 97,4% em comparação com as mortes ocorridas pela doença em fevereiro, quando 311 pessoas morreram acometidas pelo coronavírus, de acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A análise dos dados aponta para uma queda sustentada da pandemia no estado, amparada pelo avanço da vacinação em todas as faixas de idade. Dos 311 óbitos em fevereiro, passou-se a 46 mortes no mês seguinte e oito em abril.

Na mesma tendência seguiram-se os casos confirmados: 42.764 em fevereiro, 9.585 em março e 4.055 em abril. “Quando fazemos então um comparativo com abril de 2021, quando a vacinação estava apenas começando, vemos um avanço grande e, consequentemente, a diminuição de casos, óbitos e também internações”, destacou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo.

Com relação às internações, por exemplo, na manhã desta terça-feira (3) a plataforma Regula RN registra apenas oito pessoas internadas com caso de Covid-19 confirmado na rede pública de saúde, sendo seis em leitos críticos e dois em clínicos. No pico da pandemia, os leitos SUS acolhiam mais de 440 pessoas simultaneamente apenas em leitos de UTI, sem contar os clínicos.

Diana Rêgo ainda reforça a necessidade de aquelas pessoas que não completaram o esquema de imunização contra a Covid-19, em especial as crianças, devem procurar os postos de vacinação. “A imunização é a principal estratégia de prevenção e diminuição de casos graves, como mostram os dados. A vacinação coletiva é importante para proteção de todos”, completou a subcoordenadora