Porsche e Audi na Fórmula 1 a partir de 2026

Os rumores da chegada da Audi e da Porsche na Fórmula 1 foram finalmente confirmados. O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, anunciou nesta segunda-feira (2) que as duas marcas já estão desenvolvendo motores para fazer parte da maior categoria do automobilismo a partir de 2026.

A espera de pelo menos quatro anos acontece em função do regulamento, que só receberá novas regras em 2026. É exatamente neste ano que a F1 pretende deixar os motores ainda mais eletrificados. Aliás, o limite de potência do sistema híbrido deve ser quase três vezes maior: de 120 kW para 350 kW.

Além disso, o processo de construção de um motor não é tão simples, como explica o próprio Diess. “Você não pode entrar na Fórmula 1 a menos que uma janela de tecnologia se abra, você precisa de uma mudança de regra para entrar lá. Você precisa de um novo desenvolvimento de motor e para fazer isso, você precisa de três ou quatro anos”, detalha o executivo.

Em 2019, a Porsche anunciou que havia construído um motor para atender ao regulamento de 2021 da Fórmula 1. No entanto, após todo o investimento e até mesmo da participação na Comissão de Fabricantes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a montadora abortou os planos sem dar explicações.