Uern se estabelece entre as 77% melhores universidades do mundo

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está entre as 77% melhores universidades do mundo, de acordo com o SCImago Institutions Rankings (SIR) – Edição 2022.

SCImago é um grupo de investigação do Conselho Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha, dedicado à análise, representação e recuperação de informação por meio de técnicas de visualização. O SCImago Institutions Rankings (SIR) é uma classificação de instituições acadêmicas e relacionadas à pesquisa ranqueadas através da combinação de três conjuntos diferentes de indicadores baseados no desempenho da pesquisa, nos resultados de inovação e de impacto social medidos por sua visibilidade na web.

O ranking de pesquisa refere-se ao volume, impacto e qualidade da produção de pesquisa da instituição. O ranking de inovação é calculado com base no número de pedidos de patentes da instituição e nas citações que sua produção de pesquisa recebe a partir das patentes. Por fim, o ranking social é baseado no número de páginas do site da instituição e no número de backlinks e menções das redes sociais.

No ranking deste ano, foram avaliadas 4.364 universidades, tendo a Uern ocupado a 562ª posição no mundo e a 85ª no Brasil (pelos critérios do ranking, mais de uma instituição pode ocupar a mesma posição). A Uern se destacou principalmente no critério pesquisa se posicionando entre as 64% melhores do mundo, e no critério inovação, ficando entre as 77% melhores do mundo e entre as 65% da América Latina.