STTU detalha obra das trincheiras da Salgado Filho e Alexandrino de Alencar a empresários

As obras das trincheiras no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Alexandrino de Alencar foram detalhadas aos empresários do Comércio, Serviços e Turismo nesta segunda-feira (25). Em reunião provocada pela Fecomércio RN, os técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) apresentaram o projeto, orçado em R$ 25 milhões, vindos do Ministério de Desenvolvimento Regional, com contrapartida de R$ 88 mil da Prefeitura, e previsto para começar em junho. O encontro aconteceu na sede da Federação.

“O assunto foi tratado em reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e nos chamou atenção. Na condição de representante do segmento empresarial, convocamos empresários, representantes de entidades para entender como se dará a obra, os eventuais impactos da obra nos estabelecimentos comerciais localizados na área”, detalhou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A titular da pasta, Daliana Bandeira, comentou que este encontro faz parte da dinâmica aplicada pelo prefeito Álvaro Dias em conversar com a população, entidades e instituições sobre os novos projetos da gestão municipal.

“Essa é uma oportunidade que temos de apresentar o projeto e de como ficará o trânsito no local. Esse projeto foi pensado e repensado, discutido entre os técnicos e empresa que fará a execução”, disse Bandeira.

O secretário adjunto da STTU, Walter Pedro, explicou que a obra fará uma revisão nos canteiros centrais, calçadas, incluindo ciclovia e estacionamento nas vias. A obra será focada no primeiro quarteirão a partir do cruzamento das avenidas.

“Fizemos uma pesquisa de movimento de veículos e pedestres no cruzamento. Em um sentido, transitam 800 veículos por hora/pico na Alexandrino de Alencar, em três faixas. Por ali, transitam 445 pessoas hora/pico. Com a obra, em uma faixa, transitarão 1.900 veículos por hora/pico, aumentando a mobilidade, a fluidez do percurso. Dessa forma, a engenharia de trânsito ficará equilibrada e distribuída nas vias próximas”, explicou Walter Pedro.

O técnico afirma que a haverá uma mobilidade mais agradável para os motoristas e pedestres, além de aumentar a acessibilidade. Segundo Walter Pedro, a obra vai aumentar em 80% a fluidez da Avenida Alexandrino de Alencar. Com a ativação das trincheiras, as ruas dos entornos do Alexandrino (Rui Barbosa até a Jaguarari) e Salgado Filho (Nevaldo Rocha até a Alberto Maranhão) irão receber os carros.

“Quando apresentamos o projeto e os impactos das trincheiras, é unânime a aprovação. Esse projeto existe desde 2011 e regularizamos para a nossa realidade de hoje e do futuro, sempre respeitando o impacto ao meio ambiente”, completou.

Durante os nove meses de obra, haverá desvios de rota que já estão sendo trabalhados pela gestão municipal. “Não conseguimos fazer uma obra sem causar transtornos. Vamos fazer o possível para minimizar os efeitos, divulgando as mudanças, orientando”.

O diretor da Fecomércio RN e presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação, Imobiliárias, Incorporadoras, Loteadoras, Colonizadoras, Urbanizadoras e Administração de Imóveis do RN (Secovi RN), Renato Gomes, afirmou que o projeto é importante e que se deve prevalecer o interesse coletivo, porém, por ser empreendedor no local, tem receio do impacto que a obra vai causar.

“Temos receio quanto ao acesso aos nossos comércios, por exemplo. Precisamos da garantir que a obra não irá interromper o nosso dia-dia de trabalho e que haverá um cronograma de execução da obra, para informamos aos nossos clientes, adaptar nossa rotina e pensar alternativas”, disse Gomes.

Ficou acordada uma reunião com os empresários que atuam no local da obra para uma explanação sobre a intervenção.

Também estiveram presentes os vice-presidentes da Fecomércio, Itamar Manso Maciel, Geraldo Paiva, empresários e técnicos do Sistema Fecomércio.