Em reunião, Fachin diz que “Forças Armadas são instituição de Estado, não de governo”

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Em uma reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa segunda-feira (25), o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, afirmou que as “Forças Armadas são instituição de Estado, não de governo”.

Fachin destacou o papel das Forças durante a fala do representante da instituição na comissão, general Heber Portella. A reunião desta segunda acontece um dia depois de o ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), dizer que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a desacreditar o processo eleitoral brasileiro — o que gerou imediata reação dos militares. Em nota, o Ministério da Defesa classificou as declarações do ex-presidente do TSE como “ofensa grave” e repudiou “qualquer ilação ou insinuação, sem provas”.

Fachin fez um apelo por “paz e segurança” e pediu “respeito às eleições”. “Conclamo a Vossas Senhorias, integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral, a associarmo-nos à defesa de paz e segurança nas eleições, e do respeito às eleições como condição de possibilidade do Estado democrático de Direito e de uma sociedade livre, justa e solidária, nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil”, pediu Fachin.

CNN Brasil