DNA Científico: Diagnóstico de doenças causadas por alterações genéticas é tema de aula que reúne geneticista e pediatras

O DNA Center promove em Natal, no próximo dia 26 de abril (terça-feira), a primeira edição do DNA Científico, uma aula que reúne especialistas na área da saúde pra debater sobre diversos assuntos. O encontro inaugural vai reunir pediatras sobre o tema Erros Inatos do Metabolismo (EIM), ministrada pelo consultor e médico geneticista, Matheus Castro. O evento, para convidados, acontece no Yolla Gourmet (Rua Apodi, 552, Tirol), a partir das 19h.

Os Erros Inatos do Metabolismo representam um grupo de doenças genéticas caracterizadas por uma alteração enzimática. As enzimas são proteínas que ajudam a transformar uma substância em outra. Quando elas não funcionam corretamente, podem acontecer acúmulos ou falta de substâncias importantes para o funcionamento adequado do corpo.

A grande maioria dessas doenças apresenta sintomas logo após o nascimento e muitas podem ser tratadas. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante. Em recém-nascidos, sintomas como vômitos frequentes, perdas de peso, diarreia, odor estranho na pele ou na urina, infecções recorrentes e convulsões podem ser sinais de EIM.