RN é único estado do NE onde número de pessoas com carteira assinada supera o de beneficiários do Auxílio Brasil

A Paraíba é um dos 12 estados do Brasil com grande dependência de dinheiro público. Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Ministério da Cidadania revelam que o número de paraibanos beneficiários do programa Auxílio Brasil é maior do que o de empregos com carteira assinada. Com informações do site Poder 360.

No estado, 612.051 pessoas fazem parte do programa do governo federal, que tem valor mínimo de R$ 400. O número de empregos, segundo os dados mais recentes de fevereiro, chegou a 431.929 postos de trabalho.

De acordo com o levantamento do Poder360, 11 estados localizados nas regiões Norte e Nordeste têm situação semelhante à economia da Paraíba, menos o Rio Grande do Norte, que possui quase 439 mil com carteira assinada. Os dados consideram os 41 milhões de trabalhadores formais que têm carteira de trabalho assinada. Funcionários do setor público e trabalhadores informais não fizeram parte do levantamento.

Em janeiro deste ano, 2,7 milhões de famílias do país foram incluídas no Auxílio Brasil. Esse fator também contribuiu para a diferença do percentual de pessoas trabalhando com carteira assinada.

Já em março, números divulgados pelo Caged mostraram que a Paraíba começou 2022 com déficit de 984 empregos formais. No primeiro mês do ano houve 14.223 admissões e 15.207 desligamentos.