Álvaro manda para a Câmara projeto que zera imposto para empresas de ônibus de Natal

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), encaminhou para a Câmara Municipal nesta quarta-feira (20) um projeto de lei que livra as empresas de ônibus da cidade de pagar Imposto sobre Serviços (ISS) em todo o ano de 2022. A proposta foi enviada com pedido para aprovação em regime de urgência.

O prefeito justifica que a retirada do imposto tem o objetivo de “amenizar os impactos financeiros negativos” provocados pela pandemia de Covid-19. Álvaro Dias cita que o governo do Estado já concedeu benefício semelhante, retirando o ICMS sobre o óleo diesel.

Para terem acesso ao benefício, as empresas de ônibus deverão estar em dia com o Município a partir de 1º de julho, apresentando certidão negativa de débitos. Além disso, terão de se comprometer a retomar a frota que compõe o sistema de transporte coletivo, de forma proporcional ao número de passageiros, e continuar operando com a linha Circular da UFRN sem cobrar tarifa.

Nas últimas semanas, empresas de ônibus já deixaram de operar 27 linhas na cidade alegando que estão em crise financeira. Os empresários pedem incentivos fiscais, como a isenção do ISS, e mais algum subsídio para fechar a conta do setor. As empresas justificam que o principal insumo do setor, o óleo diesel, dobrou de preço nos últimos dois anos, enquanto a tarifa é a mesma e o número de passageiros tem caído.

Com informações da 98 FM.