Alec Baldwin é inocentado de investigação após morte de diretora em set

Alec Baldwin, de 64 anos, afirmou que foi exonerado da investigação que apura o acidente fatal no set do filme “Rust”. Em outubro do ano passado, o ator, que utilizava uma arma de fogo durante uma cena, acabou disparando contra duas pessoas. Uma delas era a diretora, Halyna Hutchins, que não resistiu aos ferimentos do tiro e morreu. Já o diretor Joel Souza ficou ferido.

O ator divulgou a declaração de que foi inocentado da morte da diretora de fotografia após um relatório em que culpava os produtores do filme que testemunharam a tragédia, mesmo Baldwin sendo um dos produtores da produção. Em uma publicação no Twitter, ele divulgou o texto:

“Somos gratos ao Escritório de Saúde e Segurança Ocupacional do Novo México por investigar este assunto. Apreciamos que o relatório exonere o Sr. Baldwin, deixando claro que ele acreditava que a arma continha apenas munições falsas”, disse a nota.

Em seguida, a nota do ator explica que o relatório reconhece que a autoridade de Baldwin na produção foi limitada pela aprovação de mudanças de roteiro e elenco criativo.

O Sr. Baldwin não tinha autoridade sobre os assuntos que foram objeto das constatações de violações, e estamos satisfeitos que os funcionários do Novo México tenham esclarecido essas questões críticas. Estamos confiantes de que os indivíduos identificados no relatório serão responsabilizados por esta tragédia”, disse Baldwin em comunicado.

A exoneração do ator na investigação vem em meio a divulgação de que a produtora do filme com Baldwin recebeu uma multa de R$ 630 mil pelo acidente fatal. Eles precisarão desembolsar a multa máxima que foi aplicada pelo departamento de saúde ocupacional e segurança do trabalho do estado do Novo México, nos Estados Unidos, pela morte da diretora no set de “Rust”. A multa foi estabelecida após seis meses de investigação.

No relatório, as autoridades citaram uma série de violações de segurança “intencionais e sérias” que os levaram a aplicar a multa, além de criticarem a indústria cinematográfica por não seguir as diretrizes de segurança.

No documento, as autoridades afirmaram que os produtores mostraram “indiferença aos riscos conhecidos associados ao uso de armas de fogo no set” e ainda pontuaram que a equipe do filme ignorou as reclamações dos funcionários sobre a segurança das armas após “dois incidentes relacionados a armas de fogo” com falhas na ignição.

O relatório também aponta que não houve a garantia que o manuseio de armas mortais tenha tido tempo e esforço necessários para manter o elenco e a equipe em segurança. Além disso, também há violações como o uso de armas por pessoas não treinadas, falta de reuniões de segurança obrigatórias antes das cenas com o uso do armamento.

Em uma declaração após a divulgação do relatório, o porta-voz da produtora do filme, Stefan Friedman, repreendeu a decisão. “Embora apreciemos o tempo e o esforço da investigação, discordamos de suas descobertas e planejamos apelar. Nossos pensamentos e orações permanecem com a família de Halyna”, disse Friedman.

A pena aplicada na esfera civil não elimina possíveis disputas judiciais envolvendo a equipe do filme. Tanto Alec quanto os demais produtores seguem sendo investigados em processos civis e criminais. O marido da vítima, Matt Hutchins, abriu processo contra o ator em compensação pela morte.

Acidente fatal

No dia 21 de outubro, Baldwin atirou acidentalmente com uma arma cenográfica contra a diretora de fotografia de 42 anos. O diretor Joel, 48, também foi ferido, mas teve alta no dia seguinte.

O filme, que estava sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos, teve as filmagens suspensas por tempo indeterminado. “Rust” é um faroeste estrelado e coproduzido por Baldwin com direção de Joel.

Segundo a polícia, a arma estava carregada com uma bala de verdade. O assistente de direção Dave Halls teria dito ao ator que ela estava “fria”, ou seja, sem munição. O profissional já teria, inclusive, sido demitido de outra produção por outro problema com um disparo acidental.

Há ainda relatos de que antes do acidente fatal, outros dois tiros acidentais ocorreram no set. A falta de segurança no local fez com alguns membros da equipe pedissem demissão.

UOL