Prefeitura de Natal (RN) lança Plano Diretor de Tecnologia da Informação e dá posse a novos membros do COMCI

Os desafios do mundo atual exigem dos gestores das grandes cidades ações ágeis, eficientes, econômicas e dinâmicas que ajudem a melhorar a prestação os serviços públicos. Nesta terça-feira (19), Natal (RN) deu um passo importante em direção a esse objetivo com o lançamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), documento que detalha os processos de TI que a Prefeitura utiliza para gerenciar suas operações e serve de guia para a tomada de decisões relacionadas setor, priorizando e implementando tarefas conforme o plano criado. A solenidade, que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, também marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT).

O projeto de elaboração do PDTI foi gerenciado pelo professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) (UFRN) Manoel Veras e contou com a colaboração de representantes de todos os órgãos da administração pública municipal. A ideia é que o plano contribua para o alinhamento entre as estratégias da instituição e da tecnologia da informação (TI).

Álvaro Dias celebrou a finalização do Plano Diretor de Tecnologia e lembrou que ao longo de sua gestão a Prefeitura avançou muito nessa questão. Ele lembrou do apoio oferecido à implementação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, iniciativa consolidada que conta com 77 empresas incubadas, gerando mais de 1.200 empregos diretos. “Ampliamos o raio de atuação do Parque para uma área de dois quilômetros, incrementamos o apoio por meio de renuncia fiscal de ISS, ajudando a atrair novos investimentos. Só em 2021, foram renunciados mais de R$ 2 milhões em receitas”, destacou.

O prefeito recordou ainda que foi em sua administração que Natal recebeu duas edições da Campus Party, evento-referência do setor de tecnologia e informação. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou o aplicativo Natal Digital, que já conta com mais de 44 mil contas criadas e 77 mil downloads feitos. A rede de fibra ótica da cidade também foi ampliada, possibilitando que 25 órgãos municipais, 131 escolas públicas e 80 unidades de saúde fossem contempladas com essa tecnologia.

As melhorias no portal de transparência, nos sistemas de emissão de licenças e alvarás e a modernização do portal Directa também foram mencionadas pelo chefe do Executivo municipal. Por fim, Álvaro Dias ressaltou a importância do trabalho em tecnologia da informação desenvolvido pela Prefeitura ao longo da Pandemia, falando sobre a criação da página oficial para informar a população sobre as ações realizadas pela gestão relacionadas ao enfrentamento ao Coronavírus, bem como o site com informações sobre a campanha de vacinação.