Escolas de samba passam nas Rocas neste feriado

É abril, mas pode abrir alas que vai ter desfile de escolas de samba em Natal. Fora do período  carnavalesco, as cores e a alegria da tradicional expressão cultural vão tomar conta do bairro das Rocas, na zona Leste da cidade, depois de dois anos de cancelamento das festas por causa da pandemia da covid-19. A organização aproveita o feriado de Tiradentes para que as escolas se apresentem ao público na noite desta quinta-feira (21).

Serão seis escolas de samba que passarão pela Rua Pereira Simões, com início programado para as 19h. O foco principal é trazer de volta os desfiles que são um dos mais importantes símbolos do carnaval de rua brasileiro. Por isso, neste ano não haverá competição, de acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Natal.
A presidente da Liga, Larissa Lira, comemorou o retorno dos desfiles. “Significa muito para nós que fazemos o movimento das escolas de samba durante toda a pandemia. Fizemos de tudo pra que as escolas permanecessem com seus barracões em atividade e agora fazer esse desfile. Isso mostra a nossa força, o amor e a importância do coletivo”, afirma.
Como uma atividade que requer muito tempo de preparação, produção e investimento, os desfiles nesta quinta-feira serão mais enxutos, com menos participantes, entre 40 e 60 membros por escola, e composto apenas pelos principais segmentos.  Fantasias e alegorias já utilizadas anteriormente serão aproveitadas.
Rainha de bateria e uma das diretoras da Imperatriz Alecrinense, Ani Castilho destaca que o desfile será uma oportunidade para mostrar que o carnaval de rua não morreu. “É um renascimento depois de tudo o que a gente passou. De se preparar por dois anos, mas sem ter carnaval por causa da pandemia”, relata ela.
A Imperatriz Alecrinense já tinha desfilado em 5 de março deste ano, quando estava prevista a volta, mas uma forte chuva no dia fez com que a festa fosse adiada. Além dela, as escolas Acadêmicos do Morro, Balanço do Morro, Batuque Ancestral, Em Cima da Hora e Malandros do Samba também sairão em desfile nas Rocas. Cada apresentação deverá ter a duração de, aproximadamente, 30 minutos.
Desfile no Alecrim
No último sábado (16) houve festa de escolas de samba no bairro do Alecrim, também na zona Leste da capital potiguar. Última campeã do carnaval de Natal, em 2020, a Águia Dourada desfilou na Rua Presidente Sarmento, ao lado do barracão da escola.
A Águia Dourada não faz parte da Liga Independente e reapareceu ao público junto da Realeza Imperial, também do Alecrim, e da Império Guará, escola de Brasília-DF.
Presidente da Águia Dourada, Francisco Canindé  aproveitou do momento de baixa dos números relacionados à covid-19 para reacender o carnaval de rua, numa apresentação com tom de preparação para o ano que vem. “Para um feriadão, o resultado foi muito bom, as comunidades nos receberam. Eu não esperava ver tanta gente na rua”, comenta ele.
Desfiles no Brasil
Palco dos principais desfiles de escola de samba do país, Rio de Janeiro e São Paulo terão as apresentações do Grupo Especial na sexta-feira (22) e no sábado (23).
A Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, também voltam a receber os foliões depois de dois anos de paralisação devido à pandemia