Casos de virose lotam unidades e Prefeitura de Natal abre serviço temporário

O aumento do número de casos de virose nas unidades públicas de saúde da capital obrigou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) a montar, a partir desta quinta-feira (21), um atendimento às urgências de menor gravidade.

O serviço funcionará em caráter excepcional e temporário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pajuçara e Cidade da Esperança para atender casos leves de viroses. Devem procurar essas unidades pessoas com dor de cabeça, febre de até 38 graus, tosse seca não persistente, dor nos braços, dor nas pernas e moleza no corpo. O aumento da procura por atendimento infantil cresceu até 115%, segundo o Município.

Ainda de acordo com a Secretaria, as UBS de Pajuçara e Cidade da Esperança funcionarão das 7h às 19h para atender esses pacientes e, em paralelo, as UPAS contarão com um direcionador de fluxo para identificar casos leves em tempo oportuno e diminuindo o tempo de espera das pessoas. As UPAs atenderão somente os casos graves (de pessoas com quadro de vômitos persistentes mesmo após medicação, febre alta persistente por mais de 24h, cansaço, cor da pele pálida, arroxeada ou amarelada, sonolência e diarreia).