Ato por ônibus de qualidade e Projeto de Empresa Publica de Transporte, marcam esta quarta-feira em Natal

Nesta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal, a partir da 16h, acontecerá a votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça que trata do Projeto de Lei do vereador Professor Robério Paulino(PSOL) que defende a criação de uma empresa de transporte Público na capital potiguar.

A Ônibus do Sol, como está sendo intitulada no projeto, prevê administração do Conselho e do Fundo Municipal Público de Transportes, como ocorre em cidades como Porto Alegre. “ A primeira luta que travamos para a melhoria do transporte público em Natal é interna. Gostaria muito que antes de barrar o projeto, meus colegas vereadores estudassem o sucesso desta iniciativa em outras regiões do Brasil. Natal não merece essa frota sucateada.  É um desrespeito a maior parte da população que depende do transporte público. “ Defendeu Robério.

Caso passe pela Comissão de Constituição e Justiça o projeto segue para outras comissões da Câmara Municipal, até ser encaminhado para apreciação do executivo e sancionado.  “Natal é uma das únicas capitais do País que não conta com um Plano de  Mobilidade Urbana e nunca conseguiu fazer licitação para o transporte público.  Uma vergonha.” Reiterou o vereador.

O transporte público de qualidade é ainda o meio através do qual são alcançados e acessados diversos outros direitos fundamentais, tais como o direito ao trabalho, à educação, à saúde, ao lazer, entre outros. Atentos a esses direitos e diante da dificuldade que os estudantes estão tendo para se locomover, com a diminuição das linhas de ônibus, nesta quarta(20), às 14h, no calçadão da Avenida Rio Branco,  terá um ato público em defesa do transporte público de qualidade em Natal. Toda a população está sendo convidada a participar.