Prefeitura de Natal inicia demolição do Mercado da Redinha

A demolição do Mercado da Redinha, na Zona Norte de Natal, foi iniciada nesta segunda-feira (18) e deve durar uma semana. As obras do novo mercado fazem parte da estrutura do Complexo Turístico da Redinha.

De acordo com o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Carlson Gomes, após a finalização da demolição, o prazo para a conclusão da nova estrutura será de 18 meses. O orçamento total da obra é de R$ 25 milhões.
Segundo o secretário, o município contemplará os 33 atuais permissionários do Mercado que receberão o valor de R$ 1.200 mensais até a finalização e inauguração do novo prédio.
Afora a reformulação completa do Mercado, as obras do Complexo Turístico da Redinha englobam a criação de novos acessos ao local; abertura de nova rua ligando a ponte Newton Navarro ao Mercado; construção de deck para passeio; recuperação do quebra-mar e instalação de nova iluminação na área. Além disso, a Prefeitura do Natal promoverá a construção de novos 33 boxes e sete restaurantes na obra final do Complexo Turístico.
O primeiro lote é para a construção do novo Mercado da Redinha. O segundo para execução dos serviços de iluminação pública da rua Maruim, do calçadão da rua Francisco Ivo e do quebra-mar, incluindo mão de obra, materiais e equipamentos. A requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a urbanização e drenagem do entorno do Mercado  da Redinha estão inseridas no terceiro lote e o quinto lote contempla a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, e da rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui também a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a  João Medeiros Filho.
No quarto lote, a Prefeitura do Natal irá promover a modernização da rua Francisco Ivo e o chamado quebra-mar. A rua Francisco Ivo é a principal via da orla da Redinha, e por isso terá seu pavimento em asfalto substituído por material drenante que possibilitará a melhoria significativa na drenagem local. O novo pavimento será executado no nível das calçadas, sem com isso, apresentar diferença de cota entre as calçadas e a faixa de rolamento dos veículos, que será separada por balizadores fixos.
No quebra-mar será realizada a recuperação da estrutura por meio da execução de piso de concreto pigmentado sobre o atual revestimento em paralelepípedo, bem como a melhoria da iluminação e criação de um mirante na extremidade do espigão, promovendo um espaço de contemplação aos pedestres, para que aproveitem a vista do mar e da Fortaleza dos Reis Magos.