Governo do Estado afirma que compra de 900 comprimidos de Viagra foi para tratamentos de hipertensão após medida judicial

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), por meio de nota, informou que a compra de comprimidos de Viagra pelo Governo do Estado foi destinado para tratamento de hipertensão e que aquisição ocorreu em razão de medida judicial.

“A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) esclarece que a compra de 900 comprimidos de Sildenafila 20mg em 2021, segundo consta no Portal da Transparência, se dá com objetivo de tratamento médico de hipertensão pulmonar, como aponta a dosagem contida nos comprimidos, e ocorreu por força de medida judicial, requisitada por um paciente devido a demora de fornecimento do medicamento por parte do Ministério da Saúde” diz a Secretaria.

A pasta reforçou ainda que a dosagem adquirida seguia a orientação médica de destinação exclusiva para tratamento de diagnóstico de pacientes com hipertensão pulmonar e não para disfunção erétil.

A compra foi efetuada em junho do ano passado junto à empresa Uni Hospitalar Ltda. A nota fiscal do produto foi lançada no dia 17 daquele mês. O governo comprou 10 caixas de Sildenafila 20 mg, princípio ativo do Viagra, por R$ 8.681,71. Cada caixa vem com 90 comprimidos. No total, foram 900 comprimidos do remédio. Cada comprimido saiu por R$ 9,64. O lote foi entregue à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat).