MPRN avalia como positiva adoção de torcida única em clássicos entre ABC e América

O Ministério Público do rio Grande do Norte (MPRN) avaliou como positiva a adoção de torcida única em clássicos envolvendo ABC e América no Campeonato Estadual deste ano. As partidas finais da competição tiveram estádios lotados e os registros de incidentes pela Polícia Militar foram baixos.

A Federação Norteriograndense de Futebol (FNF) determinou torcida única nos clássicos entre os dois clubes após uma recomendação do MPRN. Essa recomendação teve por base relatórios da PM emitidos após o último jogo entre ABC e América, onde ocorreram diversos casos de violência entre torcedores.

“Foi uma medida dura, mas necessária. Através da adoção da torcida única, o que vimos foram a Arena das Dunas e o Frasqueirão lotados, com a volta das famílias aos estádios e o clima de paz reinando. Sei que essa medida ainda é paliativa, mas junto com a PM, com a Federação e os clubes, vamos estudar se iremos manter esse forma ou adotar novas práticas no ano que vem, uma vez que ABC e América não irão se enfrentar mais em partidas oficiais neste ano”, falou o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho.

Em nota, o PM informou que os “resultados positivos do modelo de torcida única também ficam claros com a ausência de registro de ocorrências graves relacionadas ao jogo. A final do campeonato potiguar 2022 foi, sem dúvidas, uma das mais tranquilas já havidas”.