Exame ginecológico e orientação nutricional são oferecidos gratuitamente

Os projetos dos cursos de Enfermagem e Nutrição da Estácio estão com vagas abertas para as demandas de exame preventivo (também conhecido como exame de Papanicolau) e também consulta para orientação nutricional. O serviço é gratuito e aberto à população em geral com atendimentos na unidade da Estácio em Ponta Negra.

Sobre o exame ginecológico, a enfermeira e professora Karoline Mirapalheta explica que é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, ou que já tenham vida sexual ativa. O preventivo será realizado no consultório de Enfermagem da Estácio Ponta Negra pelos estudantes, com a supervisão de professores ligados ao curso. O agendamento acontece até o próximo dia 20 e, para se inscrever, as interessadas devem entrar em contato pelo número 98148.3228.

Já o ambulatório de Nutrição da Estácio está com inscrições abertas para atendimentos presenciais para a população de todas as idades, incluindo pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes), idosos, atletas e desportistas. A ação é uma oportunidade de contribuir com a saúde da comunidade enquanto proporciona experiência e aprendizado para os estudantes concluintes do curso de Nutrição.

Para Rodrigo Ruegg, professor de Nutrição e coordenador do ambulatório, a orientação profissional para uma boa alimentação tem sido uma demanda crescente devido ao aumento do sedentarismo e o consumo de alimentos ultraprocessados entre os brasileiros neste período de pandemia. Segundo publicação do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), a falta de atividade física cresceu 15%; o consumo de álcool, 21%; e a ingestão de ultraprocessados, 12,2%.

Para realizar um agendamento, quem desejar orientação nutricional deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] solicitando vaga. Os atendimentos acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. A unidade Ponta Negra da Estácio fica localizada na Rua Dr. Hernani Gomes, 90, próximo ao Banco do Brasil.