OMS decide manter classificação da Covid-19 como pandemia

O comitê de especialistas reunido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar o cenário da pandemia decidiu que ainda não é a hora de rebaixar a classificação da Covid-19, segundo eles a situação sanitária continua sendo uma emergência de saúde pública mundial.

Embora os novos casos e óbitos provocados pelo coronavírus estejam caindo em todo o mundo, os especialistas consideram que a pandemia provocada pela doença continua a afetar negativamente a saúde das populações em todo o mundo, ainda há um risco contínuo de disseminação internacional e, por isso, existe a necessidade de uma resposta coordenada entre os países.

“Infelizmente a realidade se impõe. A constatação é que a situação está longe de estar finda. A circulação do coronavírus ainda está alta, com mortalidade e mutação do vírus”, disse o professor Didier Houssin, presidente do comitê reunido pela OMS. A decisão foi tomada na segunda-feira (11/4) pelo comitê composto por 37 autoridades em saúde pública do mundo e anunciada nesta quarta (13/4) em coletiva de imprensa.