Festa de Sant’Ana de Caicó recebe prêmio do IPHAN nesta quarta (13)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial de Cultura, realiza nesta quarta-feira (13), às 15h, a cerimônia de entrega do 34° Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O evento será online, com transmissão pelo canal do Iphan no Youtube.

Na ocasião, serão apresentados os 12 vencedores, que contarão um pouco sobre as ações desenvolvidas. Os contemplados são dos estados do Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).

São iniciativas com temáticas relacionadas à memória, gestão do Patrimônio Cultural, difusão e valorização do saber popular, dentre outros voltados para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural do Brasil.

Festa de Sant’Ana de Caicó(RN), Patrimônio Cultural Brasileiro, foi selecionada e recebe o prêmio na Categoria 2, Iniciativas de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia – com resultados no ano de 2020. O destaque é para o Fórum “Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural do Brasil” que reuniu gestores, pesquisadores e comunidades para debater a relevância da celebração potiguar registrada como Patrimônio Cultural do Brasil. Realizado por meio de plataforma virtual, o evento promoveu o debate em torno do que é patrimônio imaterial e a importância do envolvimento da sociedade nas ações de salvaguarda.

A cerimônia oficializa a entrega do prêmio aos selecionados. Dez foram contemplados com premiações de R$ 20 mil e outras duas ações com menções honrosas. As iniciativas também receberão certificado e selo do Prêmio Rodrigo 2021.

“As ações premiadas demonstram o quanto nossa cultura é diversa. Reconhecer a relevância dessas iniciativas faz parte da missão do Iphan, que é cuidar e difundir o Patrimônio Cultural, em todas as suas formas e lugares do Brasil”, ressalta a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.