“Vamos fazer deste tempo um momento de renovação da nossa fé”, diz Dom Jaime sobre Semana Santa

No catolicismo, a Sexta-feira Santa é o dia da paixão do Senhor. Segundo a Bíblia, esse foi o dia em que Jesus Cristo morreu para salvar a humanidade. E durante a Semana Santa, tradição religiosa dos fiéis católicos que celebra a paixão, morte e ressurreição de Cristo, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, em entrevista ao NOVO Notícias, refletiu sobre o momento e deixou uma mensagem de esperança e paz aos cristãos.

ENTREVISTA: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Metropolitano de Natal

NOVO – Iniciamos uma das semanas mais importante para os fiéis católicos, um período sagrado para o cristianismo. Após quase dois anos de pandemia, na opinião do senhor, qual o sentimento que pode mais despertar nos seguidores da igreja católica?

O Papa Francisco nos pede que após esta pandemia não podemos ser os mesmos, devemos sair melhores, mais humanizados. É preciso valorizar o sacramento da presença, estar perto, ir ao encontro, proporcionar momentos humanizantes, compadecer-se com a necessidade do outro, celebrar a fé com esperança em dias melhores. O lema da campanha da fraternidade deste ano de 2022: “Fala com amor, ensina com sabedoria” (Pr 31,26). É necessário refletirmos e colocarmos em prática o pacto educativo global, como nos pede o Papa Francisco: “Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações, em ordem a uma humanidade mais fraterna”.

NOVO – Muitas pessoas aproveitam a Semana Santa para realizar festejos e manifestações fora do verdadeiro sentido deste momento. Para o senhor, essas festividades podem ‘modificar’ a tradição cristã?

Viver a Semana Santa é de suma importância. Por  isso, exorto a todos os fiéis a participarem das celebrações, dependendo da circunstância de saúde de cada pessoa. No entanto, nem toda a sociedade atual professa o mesmo credo. Há pessoas que aproveitam estes dias para visitar familiares ou descansar. Nós, católicos, devemos aproveitar estes dias para viver os grandes momentos da nossa fé: Paixão, Morte e Ressureição de Jesus Cristo. É tempo de suplicarmos a bondade de Deus em nossas vidas e nos reanimarmos na caridade, e sobretudo na fraternidade que constrói paz e não violência.

NOVO – Qual mensagem o senhor deixaria para que os fiéis retornem, aos poucos, a presença na igreja?

A Páscoa é tempo de alegria! Cristo ressuscitado nos enche de esperança nos concedendo paz, alegria e unidade. Cristo venceu a morte e nos favorece a graça da ressurreição. Vamos fazer deste tempo um momento de renovação da nossa fé. A pandemia não nos permitiu celebrarmos como fazíamos há tantos anos, porém agora está mais controlada. Então, recomendo vivamente que participemos das celebrações, aproveitemos este tempo de graças que Cristo nos proporciona, sobretudo de transformação em gesto, atitude e gratidão a Deus de vencermos juntos este flagelo.

 

NOVO NOTICIAS