Inflação dos EUA sobe a 8,5%, maior alta desde 1981

A inflação americana aumentou pela terceira vez seguida em 2022 e bateu a marca de 8,5% em 12 meses, maior taxa desde o governo de Ronald Reagan (Republicano), em dezembro de 1981.

O último Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que mede a taxa nos Estados Unidos, foi revelado nesta terça-feira (12/4). O anúncio é precedido por uma alta de 7,9% nos 12 meses até fevereiro, que foi histórica, a maior desde 1982.

Fatores que empurraram a inflação para cima foram os preços de combustíveis, comida e preço do aluguel no país para os mais pobres. Esses são alguns dos calcanhares de Aquiles do governo Biden (Democrata), que passa por momentos difíceis com as eleições para o Congresso em iminência e com uma baixa popularidade.

Apenas a gasolina subiu 18,3% em março e correspondeu por metade do aumento dos itens no mês. Jen Psaki, porta-voz do governo, disse a repórteres na segunda-feira (11/4) que os impactos do conflito na Europa no petróleo não foram totalmente incluídos no relatório divulgado em março e, por isso, no atual, os valores estariam “extraordinariamente elevados”.