Crianças são monitoradas em Pernambuco após receberem vacina errada contra a Covid

Quarenta e uma crianças receberam, erroneamente, doses da vacina da Janssen contra a Covid-19, no município de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, em Pernambuco. O imunizante não tem autorização para aplicação no público infantil. O grupo será monitorado por 30 dias a fim de que haja acompanhamento de possíveis efeitos adversos.
O Governo do Estado afirmou ter repassado as orientações necessárias à Secretaria Municipal da Saúde para que faça o monitoramento. Informado pelo estado, o Ministério da Saúde também acompanha o surgimento de efeitos adversos.

O programa estadual destacou que crianças que receberam o imunizante incorreto como segunda dose não precisam realizar nova aplicação — estão com o esquema vacinal completo.

Já as que receberam a Janssen como primeira dose precisam comparecer ao ponto de vacinação após 60 dias para receber a vacina pediátrica da Pfizer.

Atualmente, apenas dois imunizantes têm aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação no público infantil: a dose pediátrica da Pfizer, em crianças de 5 a 11 anos, e a da CoronaVac, para a faixa etária de 6 a 11 anos.

Conforme dados do consórcio de veículos de imprensa, 11,06 milhões de crianças de 5 a 11 anos (ou 53,98% do total) já haviam tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até este sábado (9), no Brasil. O número de crianças totalmente imunizadas é de mais de 4 milhões (19,52% do total).