Brasil concede vistos e permissões de residência a ucranianos

O Brasil concedeu, no mês de março, 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária a ucranianos que fogem da guerra. As informações, divulgadas nesta segunda-feira (11), são do Boletim Migração Ucraniana.

O visto humanitário, que pode ser solicitado no exterior, permite a entrada no Brasil pelo prazo de 180 dias. Uma vez no território brasileiro, o refugiado pode conseguir autorização de residência por acolhida humanitária. Para isso, ele precisará comparecer à Polícia Federal e solicitar a CRMN (Carteira de Registro Nacional Migratório).

Refúgio
O refúgio é um tipo de proteção internacional concedida a quem sofre perseguição em seu país de origem por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. Os requerentes recebem um documento provisório específico de identificação no Brasil enquanto o processo de refúgio estiver em tramitação no Comitê Nacional para os Refugiados.

Entre janeiro de 2010 e dezembro de 2021 mais de 3.300 ucranianos registraram residência no Brasil. O principal destino deles tem sido a região Sudeste, que recebeu quase 2.300 deles. A maioria, ou 83%, é do sexo masculino e tem entre 25 e 39 anos de idade. Já as mulheres representam 17% e a maioria delas tem entre 25 e 39 anos.

R7