Município da Grande Natal terá sistema para mapear e favorecer o combate à violência

Em reunião realizada, na manhã desta quarta-feira (6), no Gabinete Civil da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, foram apresentadas por membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) novas ferramentas para a construção de estratégias de desenvolvimento da política do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) auxiliando as forças de segurança que atuam no município.

São Gonçalo será um dos dois municípios do estado a receber o apoio para a instalação de um sistema que deverá mapear e produzir relatórios que auxiliarão as forças de segurança.

A ação visa também a criação do Plano Municipal e do Conselho Municipal de Segurança Pública, fortalecendo e unindo as instituições que atuam na cidade. “Com esse sistema teremos a possibilidade de ter um diagnóstico conjunto entres as instituições, mostrando a realidade criminal do município e quais as áreas de maior incidência”, destaca o secretário municipal de Defesa Social, Antônio Peixoto.

Serão habilitados agentes que ficarão responsáveis pela inserção das informações, de acordo com o que é estabelecido pelo SUSP, por meio de metodologias, soluções tecnológicas e capacitação assistida para a implementação de gestão integrada para resultados.

Além dos representantes da Senasp, participaram da reunião agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social e Gabinete Civil.