Governo do RN redimensiona número de refeições de restaurantes populares

O Governo do Estado está está readequando o programa de restaurantes populares à demanda real constatada em vistorias realizadas pela Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social (Sethas/RN) e apontamentos de relatório do Tribunal de Contas do Estado, que constatou que apenas 75,69% das mestas contratuais estavam sendo cumpridas.

Esse foi o cenário para que alguns restaurantes tivessem a meta de refeições reduzidas, porém, dentro da demanda real, segundo a secretaria. Essa redução, que na prática ocorre apenas no quantitativo estimado, deve gerar uma economia de,  aproximadamente, R$ 1,8 milhão por ano.

Esta previsão se refere aos 16 contratos antigos/vigentes, cujo edital para nova licitação foi diviulgado na última sexta-feira (1º). Esses têm uma estimativa de 7.950 refeições (almoços) diárias. Depois do certame, a readequação dessas estimativas remete a 6.840 refeições (almoços) por dia.

Isso significa que a procura nessas unidades é 14% menor do que se previa,  ou seja a estimativa é que será reduzida para a demanda real, segundo levantamento da Sethas/RN. Quando se inclui também outras refeições (café da manhã e sopa), a diferença entre a quantidade diária servida antes e o que passará a ser oferecido é de 1.935 refeições diárias, passando  de 8.775 para 6.840.