Fiscalização encontra ligações clandestinas despejando esgoto em área militar de Natal

Seis imóveis flagrados em infração foram tamponados pelos fiscais na manhã de quinta-feira (7). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), as ligações partiam de imóveis localizados na Rua Manoel do Congo, na Vila de Ponta Negra.

“Existiam tubulações de 40mm, 50mm e 75mm que lançavam água servida e esgoto in natura para a área militar. Além de tubulações maiores de 150mm, as quais os agentes não identificaram lançamento de resíduos nem efluentes, mas que seriam uma espécie de tubo de ventilação”, informou a pasta.

O caso havia sido denunciado pelo Comando da Aeronáutica em dezembro de 2021. Segundo a prefeitura, fiscais da Semurb identificaram as ligações e notificaram os moradores das casas.

“Enviamos equipes ao local para notificar os moradores e após os prazos processuais para resolução do problema tivemos alguns pedidos de dilação por parte de alguns para promover a remoção voluntária. Como não foram feitas voltamos nesta quinta para realizar os tamponamentos”, disse o supervisor de fiscalização de água e solo da Semurb, Gustavo Szilagyi.

O tamponamento é a vedação do cano que lança o efluente para a via pública ou área específica. A ação foi acompanhada pelos militares que deram apoio operacional à equipe da Semurb.

Segundo o município, quem é pego realizando a infração pode ser autuado com multa grave, que pode chegar a R$ 2.364,86.