Flamengo vence, Athletico empata e Corinthians perde

Após perder a chance de conquistar o primeiro tetracampeonato carioca, o Flamengo voltou a campo ontem, e bateu o Sporting Crystal, se transformando no único dos brasileiros que estrearam nesta terça-feira a vencer. O gol foi marcado por Bruno Henrique, ainda na etapa inicial. O atacante chegou ao 16º gol em 31 jogos pela Libertadores.

O dia foi  muita incerteza em relação a realização do jogo em Lima, devido a protestos da população contra os preços dos combustíveis na capital peruana. Tanto que a partida iniciou com meia hora de atraso e foi realizada sem a presença de público. A delegação rubro-negra já se preparava para deixar o país quando recebeu a notícia de que haveria o jogo no Estádio Nacional de Lima.
Apesar da melhor qualidade técnica, os cariocas não conseguiram se ímpor e o goleiro Hugo apareceu realizando algumas boas defesas, após largar na frente. O alívio só veio mesmo aos 4 minutos do segundo tempo, quando Matheuzinho, que já havia servido Bruno Henrique, marcou o segundo gol, assegunrando o resultado positivo.
Já o torcedor do Corinthians foi dormir muito irritado com a estreia do time na Libertadores. Nesta terça-feira, em La Paz, na Bolívia, a equipe do técnico português Vitor Pereira perdeu por 2 a 0 para o limitadíssimo Always Ready – pior do que a derrota foi a atuação da equipe, desorganizada e apática durante toda a partida.
Nem mesmo os 3.637 metros de altitude do estádio Hernando Siles podem ser usados como desculpa. A preocupante exibição corintiana começou com mudanças em relação ao último jogo da equipe, a derrota para o São Paulo por 2 a 1, na semifinal do Paulistão. As novidades foram as entradas de Fábio Santos na lateral-esquerda, Adson no meio e do experiente atacante Jô.
O Athletico-PR foi a Venezuela e ficou no empate sem gols contra o Caracas, mas a partida foi muito movimentada.
JOGOS DE HOJE
Após viver um 2021 de celebrações, com títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro inicia na quarta-feira a busca pela taça que faltou na temporada passada: a da Copa Libertadores, competição em que acabou eliminado pelo Palmeiras na semifinal. O primeiro adversário da nova jornada será o Tolima, em jogo marcado para as 21 horas, no Estádio Manuel Murillo, em Ibagué, cidade colombiana na qual equipes brasileiras costumam encontrar dificuldades.
Os dois times participam do Grupo D do torneio continental, chave que tem como outros integrantes o Independiente del Valle e o rival América-MG. “São adversários difíceis, temos que entrar como se fossem finais para conseguir o maior número de pontos, classificar em primeiro e obter a vantagem de trazer o segundo jogo para casa”, comentou o atacante Hulk.
O Palmeiras joga desfalcado na Venezuela hoje às 21h. Rony, Piquerez, Marcos Rocha e Danilo permaneceram em São Paulo e serão poupados da partida de estreia contra o Deportivo Táchira, em San Cristóbal.
Rony e Piquerez se lesionaram  contra o São Paulo no último domingo. O chileno sofreu um trauma no ombro direito, enquanto o atacante lesionou o joelho esquerdo. Rony, inclusive, precisou sair ainda no primeiro tempo.
TN