Centros de educação infantil de Natal liberam alunos mais cedo por falta de merenda

Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Natal estão liberando alunos mais cedo, antes do horário final das atividades, por falta de merenda. As informações são do g1 RN.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) confirmou que diante da alta demanda, não está sendo possível “atender as duas refeições para as crianças da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)”, mas garantiu que a questão será solucionada em breve.

As aulas da Educação Infantil da rede municipal retornaram há cerca de uma semana. Ainda há desfalque em algumas unidades por conta da greve dos trabalhadores da educação, que lutam pelo reajuste salarial do piso do magistério.

“Por enquanto a merenda não está suficiente para todas as crianças. Nós temos um horário reduzido e estamos dando uma merenda por turno”, explicou o diretor Francisco Cláudio, do CMEI Cláudia de Oliveira Farias, no bairro das Rocas.

Outra unidade que sofre problema semelhante é o CMEI Moema Tinoco, no bairro Neópolis. A diretora confirmou a falta de merenda para duas refeições por turno e que por isso também está liberando os estudantes mais cedo.

O que diz a Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação explicou que os alimentos são adquiridos diretamente pelas unidades de ensino e que houve uma mudança nas diretorias das unidades para o triênio 2022-2024. Dessa forma, o documento que autoriza ao diretor o uso dos recursos financeiros precisou ser refeito no cartório e “isso demanda um tempo burocrático”.

A pasta garantiu que as unidades de ensino estão abastecidas para fornecer uma refeição para todas as crianças e estudantes que estão frequentando as aulas.

“No entanto, por se tratar de um volume alto de gêneros alimentícios, para atender quase 57 mil estudantes distribuídos em 146 unidades de ensino, não foi possível atender as duas refeições para as crianças da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola)”.

Segundo a SME, a expectativa da solução dessa situação já é nos próximos dias.