Imunizante da Janssen tem registro definitivo aprovado no Brasil

Um dos quatro produtos aplicados no Brasil contra o novo coronavírus, o imunizante da Janssen teve o registro definitivo aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante vinha sendo adotado em uso emergencial desde o fim de março de 2021. O orgão também aprovou a dose de reforço e publicou a bula atualizada do produto.

O gerente de Medicamentos e Insumos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, ressalta que o registro representa o padrão ouro de avaliação de um medicamento ou imunizante. “É a consolidação da análise dos melhores dados disponíveis e de forma completa, com informações mais robustas dos estudos de qualidade, eficácia e segurança”, disse o especialista.

A vacina da Janssen é indicada para pessoas com 18 anos ou mais. É a única no país com dose única para imunização primária. Adicionalmente, uma dose de reforço da vacina Covid-19 (recombinante) pode ser administrada pelo menos 2 meses após a primeira dose.

A vacina também pode servir como dose de reforço heteróloga (de modelo diferente) para quem fez o cíclo vacinal básico com a pfizer.