Com baixa demanda, RN tem menor oferta de UTIs covid desde maio de 2020

O Rio Grande do Norte tem, neste momento, sete pacientes internados em UTIs em recuperação da covid-19. Com a baixa demanda, o Estado desmobilizou boa parte dos leitos críticos e, nesta terça-feira (5), há 87 leitos de UTI Covid em funcionamento na rede pública de saúde do estado, menor número desde 8 de maio de 2020.

De acordo com dados do portal Regula RN, há 17 pessoas internadas com covid no estado, sendo 10 em leitos clínicos e sete em UTIs. A ocupação total no Rio Grande do Norte é de 8% das vagas disponíveis, mesmo com a redução drástica no número de leitos voltados a pacientes acometidos pela doença.

Para se comparação, o Rio Grande do Norte dispunha de 418 leitos de UTI em 25 de junho de 2021, quando a ocupação era de aproximadamente 90%. Agora, mesmo com a queda, a ocupação no estado segue inferior a dois dígitos.

No plano de desmobilização dos leitos, o Governo do Estado disse que parte das vagas seriam convertidas para o atendimento a outras enfermidades, enquanto outra parte seria fechada. Até o momento, no entanto, não foi divulgado o quantitativo total de leitos que permaneceram na rede para o atendimento a pacientes com outras doenças.