Rally RN 1500 esquenta disputa pelo Brasileiro de Rally Cross Country

É o título de melhor do brasileiro de Rally Cross Country que está em disputa, e em uma competição equilibrada como é o rali, não dá para deixar de pontuar. Será no RN 1500, o Rally do Nordeste, segunda etapa do campeonato brasileiro que ocorre de 18 a 23 de abril nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, que os competidores terão de acelerar forte e acertar a navegação para conquistar a liderança do campeonato.

Dois dias de vistorias, um prólogo e quatro dias de especiais com mais de mil kms, o RN 1500 vai ser arretado.  O diretor de prova Henrique Arena garante que o RN manterá a famosa tradição da maior variedade de terreno possível. “Preparamos uma prova massa. Vamos dar trabalho aos competidores”, afirmou. No percurso desta edição, uma mistura de trechos novos e alguns já conhecidos e admirados pelos competidores, com a tradição de ser técnicas, duro, com os mais variados tipos de terreno, pedras, serras, estradões, dunas, trechos rápidos e sinuosos, o verdadeiro “todo terreno”

As equipes cruzarão mais de 30 municípios, da largada em Campina Grande, terra do maior São João do mundo, até o destino final em Natal, capital do Rio Grande do Norte. O RN 1500, o Rally do Nordeste cruzará várias cidades, entre elas Cabaceiras na Paraíba, Taperoá, terra do mestre e escritor Ariano Suassuna dos livros Auto da Compadecida e da Pedra do Reino.  Acari, já no Rio Grande do Norte, cidade com enorme potencial turístico, patrimônio cultural e natural muito bonito, e integrante do Geoparque Seridó.  Pelo município de Assú, a terra dos poetas, que mais uma vez vai sediar o rali e tem grande tradição no esporte a motor, e para encerrar, a Costa das Dunas, a especial das areias no último dia, que fecha a competição com o roteiro mais bonito dos ralis brasileiros.

A organização prioriza sempre a segurança, tanto de competidores como das comunidades.  Para isso, a passagem de segurança, comunicação em todas as fazendas, distritos e comunidades constantes do roteiro do dia da prova é feita com antecedência e  tem atenção especial.  Para reforçar  ainda mais a segurança, será adotado o equipamento Stella, que oferece ao competidor assistência para solicitar ultrapassagem, emite alertas sobre zonas de radar, velocidade máxima, e lista todos os  waypoints do roteiro. “A segurança é nossa prioridade sempre! O Stella nos permite acompanhar em tempo real a competição nos trechos das especiais, isso nos dá a segurança do competidor, da população e da organização. Não podemos fazer uma prova dessa qualidade no escuro, temos de ter segurança”, afirmou Kleber Tinoco, diretor do Rally do Nordeste.

Roteiro e planilha prontos, a contagem é regressiva.  No dia 20/03 os competidores largam de Campina Grande na Paraíba, com destino a Acari no Rio Grande do Norte. A expectativa está alta.  Campeão geral da categoria motos na primeira etapa do campeonato brasileiro, o Rally Minas Brasil, o piloto da Yamaha Túlio Malta falou da expectativa para a prova. “Adoro correr o RN. Me sinto muito confortável em correr por estes lados. O Nordeste tem vida no motociclismo, e isso me dá um gás danado! ”, afirmou o competidor. Campeão da primeira etapa, não se sente favorito. “O título no primeiro Rally do ano traz algo muito bom. Saber que estamos no caminho certo! Mas devemos tratar toda prova como se fosse única, e no final do ano, entregar aquilo que planejamos durante todo ano! ”, destacou Malta.

Doni Castilho
Os pilotos e navegadores que disputarão o RN-1500 irão enfrentar diferentes terrenos e desafios

Os pilotos e navegadores que disputarão o RN-1500 irão enfrentar diferentes terrenos e desafios

Na categoria UTV o clima também é de ansiedade. Os pilotos potiguares,irmãos Maryo Kempes e José de Deus Barbosa ão reeditar a dupla que, no ano passado, estreou pela UTV, categoria também agregada pela primeira vez na edição 2021 do RN 1500. Eles lideram a equipe Papai Racing e, na edição passada, terminaram em quarto lugar na categoria UTV3 e na 22ª colocação geral. “Foi nossa primeira prova competindo com UTV e acabamos apanhamos um pouco, tanto em navegação como em experiência, mas também rodamos no Sertões e vimos que podemos andar bem e buscar melhores posições este ano”, projeta Maryo Kempes.

Quem vem com sede de revanche é o bicampeão do Rally Nordeste Carlos Pixoto da equipe Nexos. Ano passado a dupla sofreu um acidente e não concluiu a prova. “Vamos para o RN para vencer. Esperamos que 2022 seja melhor que ano passado. O RN foi minha primeira prova pelo brasileiro de velocidade correndo de UTV, tenho carinho enorme pela prova”, afirmou Carlos.

Outra equipe que vem forte é a FF MOTORSPORTS/Dango. Thiago Fraga disse estar animado para a competição.  “O RN é uma das principais provas do nosso calendário, com todos os tipos de terrenos, nos preparamos bem.  A alternância de terreno nas especiais eleva o nível da disputa e nós gostamos disso. Perdemos a primeira etapa, portanto não podemos errar mais, nosso descarte já foi embora. Vamos brigar pelo título” afirmou Thiago Fraga.

Novidades

Nesta edição o Rally do Nordeste terá cobertura das revistas  Moto Jornal de Portugal e Motociclismo da Espanha., rádio Jovem Pan News/ Tribuna do Norte. A parceria com o blog Acelera Máxima que cobre tudo do setor automotivo foi renovada. Em tempo real o perfil do Instagram do Acelera com mais de 50k seguidores mostrará que acontece nos bastidores e nas especiais.

Daniel Lins
Disputas ocorrem em várias categorias, entre elas as Motos

Disputas ocorrem em várias categorias, entre elas as Motos

Na equipe Honda Racing, o argentino Martin Duplessis, 32 anos é o estreante na categoria Moto 1, moto CRF 450RX. Ele afirma estar pronto para competição chegar ao pódio. “Estou pronto para todos os desafios e vou batalhar pela vitória, sempre!  O objetivo é fazer uma boa corrida, acredito que bem mais tranquilo que a minha estreia no Rally Minas Brasil. Tive uma adaptação muito rápida na minha moto, a Honda CRF 450RX”, afirmou Martin Duplessis.

O 24° Rally RN 1500 é uma realização da KTC Produções e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo. Apoio Can Am, C6 Bank, Prefeitura de Campina Grande, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campina Grande, Prefeitura de Cabaceiras, Prefeitura de Acari , Prefeitura de Assu, Prefeitura de Natal / Setur Natal. Parcerias especiais Slavieiro Essencial Campina Grande, Brasifort , Jovem Pan News / Tribuna do Norte, Armação Propaganda, Cervejaria Oktos, Escola Escritório, Construtora Galvão Marinho, Fonte Clara e PBTur.