Alta do diesel intensifica a crise do transporte público e exige soluções urgentes para garantir a prestação de serviços aos usuários

O valor do óleo diesel chegou a patamares nunca antes registrados na história do transporte público. O custo do insumo já superou o valor que as empresas de ônibus arcam com a mão de obra, afetando o setor por um todo e agravando ainda mais a prestação de serviços para os usuários. Desde o último reajuste, no dia 12 de março, o diesel passou a representar cerca de 40% do custo da tarifa. O alerta é da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR.

Com a intensificação da crise, a FETRONOR solicita atenção e solução emergencial aos governos federal, estadual e municipal, no sentido de garantir a continuidade da operação de um setor vital para a população e para a economia. “A situação está insustentável e estamos em uma ameaça de colapso”, afirma Eudo Laranjeiras, Presidente da Federação. Segundo o presidente da FETRONOR, a ajuda é necessária para que o serviço de transporte continue sendo prestado. Ele considera que a falta de incentivos por parte do poder público afeta toda a cadeia do setor – dos usuários às empresas. “É injusto que o usuário seja o único responsável por arcar tudo. O transporte é direito social garantido na constituição. Precisamos fazer valer esse direito”, considera Eudo.

HISTÓRICO DA CRISE. A crise do Setor de Transportes tem se intensificado ao longo das últimas décadas, com o incentivo ao uso do coletivo preterido para os automóveis, diferentemente do investimento no transporte que é feito em outros países – inclusive na América do Sul, como na Colômbia, que tem um modelo exportado para diversas cidades de todo o mundo.