Vereadores de Natal aprovam projetos que reestruturam secretarias municipais

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (31), a Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em regime de urgência, a dois projetos apresentados pelo Executivo que visam reestruturar a Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência e criar a Secretaria Municipal de Projetos Especiais para acompanhar o desenvolvimento das obras na capital potiguar.

O líder da bancada governista, vereador Aldo Clemente (PDT), falou sobre a importância das matérias aprovadas. “O primeiro projeto dará condições para que a pasta da Igualdade Racial e Direitos Humanos, que foi criada a partir de um pedido da bancada oposicionista, possa defender as minorias da nossa cidade, haja vista que não havia estrutura para trabalhar com eficiência. Já o segundo projeto tem o objetivo de ajudar na formatação de obras estruturantes como a engorda e drenagem de Ponta Negra. Para tanto, precisamos de uma secretaria com gente qualificada para tocar iniciativas que envolvem altos investimentos”, disse ele, que acrescentou:

“Aproveito a oportunidade para anunciar que o prefeito Álvaro Dias encaminhará amanhã para este parlamento um projeto de lei a fim de reajustar em 33,4% o piso do magistério municipal. Trata-se de um texto que fará justiça aos trabalhadores da educação e não tenho dúvidas que será aprovado rapidamente pelo Legislativo”.

Pela bancada da oposição, o vereador Pedro Gorki (PCdoB) avaliou a aprovação dos projetos da Prefeitura. “Sabemos que é importante ter obras de infraestrutura no município e ampliar as ações na área dos Direitos Humanos, inclusive destinamos emendas parlamentares com recursos para estas finalidades. Todavia, acreditamos que neste momento de crise econômica, não é oportuno aplicar recursos na criação de uma nova secretaria e mais cargos comissionados”, defendeu.