Will Smith pode ser expulso da Academia por se recusar a deixar cerimônia do Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, iniciou um “processo disciplinar” contra Will Smith após o tapa do ator no rosto de Chris Rock durante a cerimônia no domingo (27).

A organização afirma que o artista, vencedor da categoria “Melhor Ator” com “King Richard – Criando Campeãs”, recusou-se a deixar a premiação após a agressão e pode ser expulso da Academia.

“O conselho de governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”, diz o comunicado oficial compartilhado pelo site The Hollywood Reporter.

Segundo a Academia, Will Smith recebeu um aviso sobre suas violações antes de a organização discutir uma punição. Ele terá a oportunidade de se defender em uma resposta por escrito.

“Na próxima reunião do conselho, prevista para 18 de abril, a Academia poderá tomar qualquer medida disciplinar, que pode incluir suspensão, expulsão ou outras sanções permitidas pelos estatutos e padrões de conduta”, informou o texto.

“As coisas se desenrolaram de uma maneira que não poderíamos prever. Will Smith foi convidado a deixar a cerimônia e recusou. Também reconhecemos que poderíamos ter lidado com a situação de maneira diferente”, concluiu o comunicado.