Soldados russos circularam em área proibida de Chernobyl, espalhando poeira radioativa no ar, dizem trabalhadores da usina

Soldados russos que ocuparam o local do desastre nuclear de Chernobyl dirigiram seus veículos blindados, sem proteção contra radiação, através de uma zona altamente tóxica chamada “Floresta Vermelha”, levantando nuvens de poeira radioativa no ar, disseram trabalhadores da usina.

As duas fontes disseram que os soldados no comboio não usaram qualquer tipo de equipamento antirradiação. Um dos funcionários de Chernobyl disse que isso seria uma atitude “suicida” para os soldados, pois a poeira radioativa que eles inalavam provavelmente provocará radiação em seus corpos.

A inspeção nuclear estatal da Ucrânia disse, em 25 de fevereiro, que houve um aumento nos níveis de radiação em Chernobyl como resultado da circulação de veículos militares pesados revolvendo o solo da região. Até agora, não há mais detalhes sobre o que exatamente teria acontecido.

Os dois trabalhadores ucranianos que falaram com a Reuters estavam de serviço quando os tanques russos entraram em Chernobyl em 24 de fevereiro e assumiram o controle do local. Sua equipe ainda é responsável pelo armazenamento seguro do combustível nuclear usado e pela supervisão dos restos do reator que explodiu em 1986.

Ambos os homens disseram ter testemunhado tanques russos e outros veículos blindados movendo-se pela chamada Floresta Vermelha, que é a parte mais radioativa ao redor de Chernobyl, que fica a cerca de 100 km ao norte de Kiev.

Os soldados com quem um dos trabalhadores falou quando trabalhavam ao lado deles na instalação não tinham ouvido falar da explosão, disse uma das fontes.

Solicitado a comentar as informações da equipe de Chernobyl, o Ministério da Defesa da Rússia não respondeu à Reuters.