Governo avalia nesta semana fim de testes de covid em viagens

O ministro Marcelo Queiroga afirmou em entrevista ao Poder360 no domingo (27.mar.2022) que a exigência de testes negativos para a covid-19 a viajantes vindos do exterior pode acabar nesta semana. Disse que o Ministério da Saúde avalia a decisão em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e os ministérios da Justiça, Infraestrutura e Casa Civil.

O ministro afirmou ainda que algumas medidas de combate ao coronavírus estão sendo revistas. “É possível que daqui até o final do mês [de março] já tenhamos uma posição unificada”, disse.

A ideia do governo é eliminar nos próximos dias parte das exigências implantadas para reduzir a transmissão do Sars-CoV-2. Em 1º lugar, deixariam de ser exigidos testes para viagens. Também acabaria a obrigatoriedade do uso de máscaras em algumas situações, o que se sobrepõe a regras estaduais.

A maioria dos Estados já flexibilizou o uso de máscaras. Mas há ao menos uma lei e uma portaria ainda vigentes que obrigam o uso do equipamento e criam uma vulnerabilidade legal para empresas que abolirem a exigência dentro de seus estabelecimentos, sobretudo para os trabalhadores.

Mais para frente, o governo determinaria o fim da emergência em saúde pública de importância nacional. Isso extinguirá a maioria das medidas contra à covid-19.

“Eu não quero cravar uma data aqui porque a decisão depende de vários órgãos. Temos que fazer isso de uma forma tranquila para sair desse cenário de emergência sanitária de forma segura”, disse.