Oscar 2022: saiba como será a cerimônia da 94ª edição da maior premiação do cinema

A 94ª edição do Oscar acontece neste domingo (27), em Hollywood, Los Angeles, nos Estados Unidos. A expectativa é grande para o início da maior premiação do cinema. Depois da cerimônia do último ano, marcada por mudanças e restrições devido à pandemia de Covid-19, o Oscar retoma o formato tradicional. Confira, a seguir, tudo sobre o prêmio desta noite.

De volta para casa
A cerimônia vai acontecer no Teatro Dolby. É a volta do Oscar à sua antiga casa, já que em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento aconteceu na histórica estação de trem Union Station, no centro de Los Angeles, com uma pequena quantidade de indicados e convidados.

Trio de apresentadoras
Outra novidade é a presença de Wanda Sykes, Amy Schumer e Regina Hall. O trio de atrizes representa o retorno da figura dos apresentadores ao prêmio, que ficou alguns anos sem ninguém no cargo. O apresentador Jimmy Kimmel foi o último famoso a comandar a cerimônia do Oscar, na edição de 2018.

O Oscar nunca teve três mulheres como apresentadoras da premiação. Além disso, a última vez em que três celebridades comandaram a festa foi há 35 anos, na edição de 1987, com Chevy Chase, Goldie Hawn e Paul Hogan.

Musicais
O Oscar 2022 também marca a grande volta dos musicais. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmou apresentações de Beyoncé, Billie Eilish e Finneas, Sebastián Yatra e Reba McEntire.

Os artistas vão cantar quatro das cinco músicas que estão indicadas na categoria de Melhor Canção Original. A única que não terá apresentação é Down to Joy, cantada por Van Morrison para a trilha sonora de Belfast.

Beyoncé se apresentará com Be Alive, tema do filme King Richard: Criando Campeãs e, segundo boatos divulgados pelo Deadline, a diva cantaria diretamente de uma quadra de tênis em Compton, lugar onde as tenistas Venus e Serena Williams começaram sua carreira.

Já Billie Eilish e o irmão Finneas vão cantar No Time to Die, faixa que compuseram para 007 — Sem Tempo para Morrer.

Sebastián Yatra será responsável por cantar um dos hits da trilha sonora da animação Encanto, a música Dos Oruguitas, composta por Lin-Manuel Miranda. Maior sucesso do desenho da Disney, We Don’t Talk About Bruno também será apresentada na cerimônia.

A estrela Reba McEntire cantará Somehow You Do, música composta por Diane Warren para o filme Quatro Dias com Ela.

Protocolos de segurança contra a Covid-19
Enquanto outras premiações foram adiadas devido a um aumento no número de casos de Covid-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas decidiu manter a realização do Oscar. Os indicados deste ano e os convidados vão ter de apresentar comprovante de vacinação contra a doença para entrar no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos EUA.

Uso de máscaras
O uso de máscara será diferente para cada setor de convidados da plateia. De acordo com a Variety, os indicados mais famosos, que costumam sentar nas primeiras fileiras próximas ao palco, não serão obrigados a usar máscara, a não ser que eles queiram. Já convidados que ficam mais afastados provavelmente terão que usar.

A Academia justifica ambas as decisões. Para a vacinação, a Aliança de Produtores e Sindicatos de Cinema determina que a obrigatoriedade seja apenas para profissionais que trabalham na chamada “zona A”, aquela com contato direto com os artistas. Os indicados e convidados deles se encaixam nessa zona.

Público e convidados
O Dolby Theatre vai ter capacidade reduzida para o evento deste ano, com 2.500 pessoas, em vez de 3.300. Por isso, as pessoas que se sentam próximo ao palco conseguirão respeitar o distanciamento social, o que não será possível para quem estiver mais ao fundo.

Todos os presentes no local, mesmo os que não vão precisar mostrar comprovante de vacinação, terão que apresentar testes com resultado negativo para a Covid-19.