Brasil tem 4 tentativas de fraude on-line por minuto, mostra relatório

Por meio do vazamento de informações de e-mails, hackers criaram pelo menos 500 mil contas falsas no Brasil no ano passado, quando o país registrou quatro tentativas de fraude on-line por minuto.

Os dados constam de um estudo elaborado pela AllowMe, empresa especializada em proteção de identidades digitais, divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (24).

Segundo o relatório, a análise identificou o roubo de contas como a principal fraude on-line praticada no Brasil em 2021.

Os fraudadores conseguem usar os e-mails para obter a maior quantidade de informações, como sobre pagamentos, alterações de senhas e confirmações de cadastros. Por meio desses dados, eles conseguem criar novos acessos ou recuperar os já existentes, colocando em risco a privacidade e as finanças do usuário.

O estudo ainda mostrou que a maior parte das fraudes aplicadas no país teve como alvo o setor financeiro. Programas de fidelidade, instituições bancárias, fintechs, sistemas de avaliações on-line e criptomoedas, nesta ordem, foram os segmentos mais afetados por ameaças de transações maliciosas, segundo o relatório.