Médicos do Estado entram em greve e atendimentos podem ser suspensos também em Natal

Médicos ligados à Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) decidiram decretar greve em assembleia realizada na noite desta terça-feira (22), no Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN), por descumprimento de acordo por parte da secretaria. No âmbito do Município, os atendimentos dos plantões de alta e média complexidade também podem ser suspensos a partir da noite desta terça, após a Prefeitura atrasar a entrega dos repasses referentes ao mês de novembro de 2021.

A categoria médica do Estado reivindica a inclusão do reajuste de internível de 3% na reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), assim como foi concedido a todas as categorias da área da saúde, menos aos médicos e cirurgiões dentistas. A reivindicação é pela paridade salarial entre ativos e aposentados e gratificação por qualificação.
Em uma assembleia realizada na última quinta-feira (17), os médicos aprovaram a proposta enviada pelo secretário de saúde, Cipriano Maia, com relação às mudanças no PCCR do Estado, que previa o escalonamento da implementação do reajuste de internível e a inclusão da gratificação por especialização. Nesta terça (22), em reunião com o Sinmed RN, o secretário informou que a inclusão da gratificação havia ficado fora da proposta do governo, o que causou revolta.
A categoria então aprovou o estado de greve, sem paralisação dos atendimentos neste primeiro momento. A mobilização vai funcionar como Operação Padrão, com tempo de atendimento mais prolongado, dando a devida atenção ao paciente, e realização de visitas às unidades de saúde para fiscalização de precariedades que possam prejudicar o atendimento ao paciente. Os profissionais vão realizar os atendimentos fazendo uso de coletes, que identificarão o movimento de greve.
Nesta quinta-feira (24), os médicos vão se encontrar em uma nova assembleia, quando devem avaliar o momento de greve e votar a possibilidade de paralisação das atividades.
Âmbito municipal
A Cooperativa Médica do RN (Coopmed) notificou a Prefeitura do Natal nesta terça-feira (22) por atraso nos repasses referentes ao mês de novembro de 2021. Com isso, há a possibilidade de paralisação dos atendimentos dos plantões de alta e média complexidade, na rede básica de saúde, em hospitais e em unidades de pronto atendimento (UPAs). A suspensão pode acontecer a partir das 19h desta quarta (23).
De acordo com a cooperativa, dos atendimentos de média e alta complexidade, serão realizados apenas os de urgência e pacientes internados. Além disso, o número de profissionais nos plantões será reduzido. Os atendimentos serão feitos em caso de urgência e o serviço de ambulatório será totalmente suspenso.