Moradores protestam contra sumiço de linhas e cobram prefeito: “Procura-se Alvinho. A gente quer os ônibus de volta”

Moradores do bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (22) contra o fim da operação de quatro linhas de ônibus da região. Por causa do aumento nos custos para operação, empresas de ônibus têm deixado de circular algumas linhas nos últimos dias.

Durante participação ao vivo na InterTV Cabugi, moradores da comunidade pediram a volta das linhas e ergueram cartazes com cobranças ao prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), para que solucione o problema do transporte público na capital.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou nesta terça-feira que quatro novas linhas foram entregues pelos operadores: 68 (Alvorada – Parque das Dunas), 33B (Planalto – Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão – Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha).

Na semana passada, o sindicato das empresas de ônibus, o Seturn, tinha anunciado que planejava diminuir a frota de ônibus de Natal em 10%, por causa do último aumento no preço dos combustíveis.

Na noite desta segunda-feira (21), a Prefeitura do Natal anunciou que vai isentar as empresas de pagar ISS. Mesmo assim, o setor pede apoio financeiro da prefeitura para que as tarifas não sejam reajustadas.

Durante o protesto, os moradores disseram que, se novas linhas forem retiradas, comunidades inteiras ficarão inacessíveis pelo transporte público. “A gente quer os ônibus de volta. Todo mundo é dependente dos transportes. Onde estão os governantes que aparecem na época das eleições?”, questionou uma moradora.

A STTU disse que está tentando reverter a situação. Em duas semanas, a pasta deve se reunir com representantes das empresas para discutir a questão.