Saiba como economizar no consumo de combustível

Em Natal, tornou-se cada vez mais comum presenciar filas de carros pela cidade, avidamente buscando o menor preço para abastecer seus tanques. Frente aos aumentos constantes no preço da gasolina, motoristas buscam alternativas para economizar no consumo de combustível. Para isso, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com especialistas que ofereceram dicas para a população.

 

O engenheiro mecânico Camilo Alves, professor da Universidade Potiguar (UnP), elencou três principais pontos a serem observados para conseguir uma boa economia. O primeiro se refere à manutenção adequada do veículo. “O carro é uma máquina complexa e precisa de manutenção. É comum que as pessoas só lembrem disso quando vão no posto e se deparam com essa necessidade, mas nenhuma máquina vive para sempre. Essa manutenção veicular tem caráter preventivo, ou seja, antes de acontecer algum problema você previne a situação”, diz.

Para Camilo, existem dois contextos inseridos na manutenção: evitar a indisponibilidade do carro ou buscar a melhor performance e consequente economia. O primeiro caso envolve procedimentos específicos como manutenção na suspensão ou transmissão. Já quando falamos em eficiência máxima, os procedimentos do segundo caso envolvem, por exemplo, troca de óleo e calibração dos pneus.

O professor aponta cuidados de curto prazo e médio prazo. Reduzir o peso dos automóveis, tirando itens pessoais, e manter uma boa calibração dos pneus, que causa menos atrito com o solo, são cuidados diários ou semanais, assim como a qualidade do combustível utilizado. Apenas cuidando dessas trés medidas, já é possível garantir uma economia considerável ao exigir menor esforço para o motor.

Quanto ao longo prazo, o engenheiro menciona as famosas paradas nas concessionárias ou no mecânico de confiança, de forma ideal a cada três ou quatro meses. “Esses processos vão ser mais diversos porque tudo depende da avaliação do veículo. Existem três procedimentos específicos que precisam sempre ser feitos porque afetam diretamente na economia do combustível, sendo eles a troca de óleo, troca de filtro de ar e o alinhamento do carro”.