Quem recebe Auxílio Brasil ou BPC terá direito a fazer empréstimo consignado

De forma a melhorar os benefícios concedidos para quem recebe Auxilio Brasil ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), o governo entrou em um consenso e decidiu que estes beneficiários terão direito a empréstimo consignado.

empréstimo consignado ao qual eles terão direito é um tipo de acesso a crédito que, anteriormente, era limitado apenas a pessoas aposentadas, servidores públicos e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Este novo benefício está constando na MP (Medida Provisória) assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (17), em uma cerimônia que ocorreu no Palácio do Planalto.

O mesmo evento foi marcado pelo início do Programa Renda e Oportunidade, o qual inclui a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o 13º antecipado para as pessoas aposentadas pelo INSS.

Como funcionará o crédito consignado liberado?

Ainda não foram liberados grandes detalhes que explicam como o crédito consignado irá funcionar para os beneficiários do Auxílio Brasil e do BPC, mas estima-se que seja da mesma maneira que funciona para os já então beneficiários do crédito consignado.

Mas para quem não sabe como é o processo do crédito consignado, ele é aquele tipo de crédito no qual ocorre o desconto da parcela referente diretamente na folha de pagamento do contratante do crédito.

Como existe a garantia do desconto direto na conta do beneficiário, os juros deste tipo de crédito pessoal é um dos menores que existem no mercado, por isso costuma ser muito útil para diversas pessoas que precisam recorrer ao benefício.

Além de ampliar o benefício do crédito consignado para outra parcela da população, a margem consignável subiu de 35% para 40% do total da renda (ou benefício). De forma mais simples, essa porcentagem mostra o quanto da renda pode ser utilizada para o pagamento do crédito solicitado.

A Medida Provisória também definiu que cerca de 5% desta nova margem pode ser destinada a saques ou despesas com cartões de crédito. Já os 35% restantes serão destinados apenas ao crédito pessoal com débito automático em conta bancária.

O governo estima que cerca de 52 milhões de pessoas irão se beneficiar desta nova medida, incluindo os 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que já podem usufruir do benefício. Bem como os 4,8 milhões de beneficiários do BPC, e também os beneficiários do Auxílio Brasil, que somam cerca de 17,5 milhões de pessoas.