Biden e Xi Jinping conversam hoje sobre guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversará por telefone nesta sexta-feira (18) com o presidente chinês, Xi Jinping, sobre a guerra na Ucrânia. Esta é a primeira vez em que um diálogo entre os dois para tratar da invasão russa é divulgado publicamente.

Ao anunciar a ligação, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os EUA têm “alta preocupação” de que a China possa fornecer à Rússia equipamentos militares para ajudar na invasão da Ucrânia. O governo norte-americano ainda ressaltou que Biden será “franco e direto” em seu telefonema com Xi Jinping.

Autoridades dos EUA expressam grande preocupação diante da possibilidade de que a China forneça ajuda financeira e militar à Rússia em um gesto de apoio à invasão da Ucrânia. De acordo com relatórios de inteligência de Washington, os russos já pediram reforço aos chineses, que estariam considerando fornecer ajuda.

Pelo menos um míssil russo atingiu a área próxima ao Aeroporto Internacional Danylo Halytskyi, em Lviv, na manhã desta sexta, informou o gabinete do prefeito da cidade à CNN. Segundo as forças ucranianas, seis mísseis foram disparados em direção a Lviv, e dois destes foram interceptados por sistemas de defesa aérea.

Em uma postagem no Facebook, o prefeito Andriy Sadovyi disse que o local atingido era uma empresa de reparos de aeronaves. A operação foi interrompida devido à invasão russa, portanto, nenhum funcionário estava no local no momento do ataque.