Flu perde, desperdiça pênaltis e é eliminado na Libertadores; veja os gols

O Fluminense desperdiçou a vantagem que havia construído no Rio de Janeiro e é o primeiro clube brasileiro a dar adeus à Copa Libertadores. O Tricolor caiu na terceira fase preliminar do torneio ao ser superado, nesta quarta-feira (16), pelo Olimpia, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. O time paraguaio bateu a equipe carioca por 2 a 0 — gols de Recalde e Paiva — no tempo regulamentar e conseguiu a classificação à fase de grupos nas cobranças de pênaltis ao vencer por 4 a 1.

Nas cobranças das penalidades, os donos a casa converteram todas, enquanto, pelo lado do Flu, Willian Bigode e Felipe Melo, reforços para esta edição da competição continental, desperdiçaram seus chutes que foram defendidos pelo goleiro Gastón Oliveira.

Com a eliminação, o Fluminense disputará a Copa Sul-Americana, que terá o sorteio da fase de grupos em 25 de março (sexta-feira). Já o Olimpia espera o sorteio da fase de grupos da Libertadores, que ocorrerá no mesmo dia. Palmeiras (atual campeão), Atlético-MG, Flamengo, Athletico-PR, Fortaleza, Corinthians e Red Bull Bragantino são os representantes brasileiros já garantidos.

O time paraguaio tinha a necessidade de correr atrás do placar, após a derrota no Rio de Janeiro. E assim fez. O Olimpia conseguiu ter a bola e pressionar o Fluminense, tendo boa presença na intermediária e no campo de ataque. Com uma das principais características, a bola alçada na área, o time da casa levou bastante perigo e abriu o placar.

O time manteve o ímpeto no segundo tempo, e deu trabalho. Com um a mais na reta final, foi para o tudo ou nada e acabou “premiado” com o segundo gol.

O técnico Abel Braga fez mudanças na equipe titular, e colocou Martinelli e Arias nas vagas de Yago Felipe e Willian Bigode, respectivamente. O Tricolor, porém, “deu a bola” ao adversário, e se mostrou mais recuado que o normal. Quando conseguia ter a posse, o time buscava explorar os espaços deixados pelo adversário, mas falhava na ligação entre os setores.

Na volta do intervalo, a equipe demonstrou as mesmas dificuldades, e a situação ficou ainda pior quando Nino foi expulso. Com um a menos, o Flu viu o Olimpia chegar ao segundo gol e levar a disputa para os pênaltis.

Quintana, do Olimpia, abriu as cobranças balançando a rede. Logo depois, Willian Bigode, que havia entrado no segundo tempo, bateu e Olveira defendeu. Camacho converteu para os donos da casa, ampliando a vantagem. Felipe Melo foi para a bola e Olveira brilhou novamente. Ortiz, do Olimpia, e André, do Flu, fizeram. Na quarta cobrança, Derlis González converteu e fechou a contagem, garantindo a classificação.