Economia dispara como principal preocupação dos eleitores, diz pesquisa

Mais da metade dos brasileiros passou a considerar a economia como o principal problema do país em março, segundo dados da pesquisa Quaest/Genial divulgada nessa quarta-feira (16).

O número de entrevistados que se preocupava com o tema aumentou em 16 pontos percentuais: passou de 35% em fevereiro para 51% em março, em meio ao aumento de preços dos combustíveis e ao agravamento da crise econômica.

Em julho de 2021, a economia era citada por 28% dos brasileiros e ficava atrás da saúde (41%), puxada pela pandemia de Covid-19.

Agora, com o avanço da vacinação e a flexibilização de medidas sanitárias (como a dispensa do uso de máscaras em boa parte do país), a saúde é lembrada por 12% dos entrevistados.

Questões sociais foram citadas por 11% dos entrevistados, e a corrupção, que era um dos principais temas em 2018, por outros 10%.

A importância dada aos temas, porém, varia em relação à preferência dos eleitores por algum pré-candidato.

Entre os que declaram voto em Lula, as principais preocupações são questões sociais (60%); saúde/pandemia (48%); economia (47%); desemprego (47%) e corrupção (21%).

Já entre os eleitores de Bolsonaro, os principais problemas apontados foram corrupção (45%): saúde e pandemia (25%), economia (21%), desemprego (19%) e questões sociais (13%).