Audiência debate impactos da saída da Petrobras do RN

Na tarde desta quinta-feira (17), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) debateu os impactos sociais e econômicos da venda dos ativos da Petrobras no estado.

A audiência proposta pelo deputado estadual Hermano Morais (PSB), discutiu o cenário da economia Potiguar com a venda dos Ativos da estatal. Em 31 de janeiro, foi assinado o contrato entre a Petrobras e a empresa 3R Potiguar S.A., subsidiária integral da 3R Petroleum Óleo e Gás S.A., que está assumindo 80% das instalações da Petrobras no Rio Grande do Norte, gerando a retirada de alguns investimentos no estado e o início da nova operação.

Além de representantes da empresa que ficará à frente da exploração dos poços no RN, também participaram do debate outros parlamentares, incluindo federais, as secretarias estaduais de Tributação e de Desenvolvimento Econômico, a UFRN e prefeitos, além de sindicatos e entidades ligadas à indústria.

O secretário de Planejamento e Finanças do Governo do Estado, Aldemir Freire, representou a Governadora Fátima Bezerra e ressaltou que o executivo estadual quer ser um parceiro deste novo momento da indústria local de energias.

“Estamos num momento de transição energética; acabamos um casamento de 50 anos. A vontade da Governadora para essa nova fase da indústria no RN é o aumento da produção; agregação de valor através de um nível maior de refino; mais contratações de empresas e serviços de empresas e de mão de obra potiguar; manutenção e aceleração dos investimentos da Petrobras em águas profundas (com destaque p o Campo de Pitu). O Governo do RN e a Governadora Fátima Bezerra querem ser parceiros dessa nova fase dessa importante indústria local”, destacou Aldemir.

Representantes da empresa mostraram que a Bacia Potiguar será composta pelos polos Macau, Pescada, Fazenda Belém, Areia Branca e Potiguar. Arthur Teixeira, Prefeito de Guamaré e representante da Federação dos Municípios do RN (Femurn), ressaltou que a Prefeitura estará disponível para cooperar neste momento inicial de operação da empresa na cidade.

“Não esperem outro comportamento da Prefeitura de Guamaré, a não ser, o apoio integral à empresa, neste início das atividades em nosso município. Acredito que vamos viver uma nova revolução energética e a exploração de Petróleo e Gás é a estratégia para a nossa região e a empresa 3R Potiguar, receberá de nós, todos os servidores e secretários todo apoio logístico que for necessário, administrativo também, bem como, a segurança jurídica para que comessem a operar o quanto antes na cidade.

Expectativa do CEO da 3R Potiguar, Ricardo Savini, é produzir 60 mil barris em 2026 – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Também presente no debate, Ricardo Savini, CEO da 3R Petroleum AS, apresentou os investimentos que estão sendo feitos no RN, o incremento na economia do estado e afirmou que milhares de empregos serão gerados nos próximos anos.

“A 3R vem para o estado com uma ideia de revitalização dos campos petrolíferos. A nossa equipe está extremamente focada nisso. O que já podemos adiantar hoje, é que a Petrobrás tem milhares de empregos gerados, e a nossa visão muito preliminar dos nossos investimentos, é que será em torno de 5 mil empregos diretos e indiretos futuramente”, afirmou Ricardo.

A 3R Petroleum é uma empresa brasileira de capital aberto. Em reservas é a maior empresa privada do setor no país, com o polo potiguar vai dobrar sua produção e reservas, e já é o maior produtor de gás natural no RN. A empresa também pretende manter a refinaria Clara Camarão e o parque de distribuidoras em Guamaré.

O objetivo é chegar a produzir 60 mil barris em 2026. Hoje a produção é de 20 mil barris. “60% da nossa produção virá da bacia potiguar”, disse Savini. No campo social, a empresa atua com ações no combate à fome, incentivo ao esporte e educação, programas de ajuda humanitária e prevenção de doenças.