Guerra na Ucrânia: Brasil pode se tornar porto seguro de investidores

Com a invasão russa da Ucrânia na terceira semana, a guerra não dá sinal de que se encerrará tão cedo. Governos do Ocidente aplicaram duríssimas e amplas sanções econômicas contra a Rússia, e empresas multinacionais boicotaram o país, trazendo desdobramentos que afetam o restante do mundo. Alguns especialistas acreditam, no entanto, que o cenário pode se mostrar favorável à economia brasileira.

Para Alessandro Azzoni, economista, advogado e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, o Brasil pode se tornar uma espécie de “porto seguro” para investimentos em meio à guerra.

“Todo investidor tem aversão total a países em conflito. Precisamos tomar um posicionamento de neutralidade, por ser um conflito distante, atraindo investidores para o Brasil”, opina ele. “Os investidores veem o país como fora do eixo de conflito e os problemas econômicos do Brasil se tornam muito pequenos em relação a uma economia de guerra.”

Importações

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, o volume de produtos importados da Rússia foi estimado em US$ 5,7 bilhões no ano 2021. Carvão, fertilizantes químicos, óleos combustíveis de petróleo e metais estão entre as principais importações.

Os impactos econômicos da invasão ocorrem em nível global. A Rússia é o segundo maior exportador mundial de petróleo, atrás somente da Arábia Saudita. O acirramento da guerra deve fazer os preços do petróleo subirem ainda mais. Na semana passada, o barril de petróleo terminou a sexta-feira (4/3) com alta de 20%, teve um pequeno respiro com esperança de um cessar-fogo, mas seguiu altíssimo com a frustração dos esforços diplomáticos pela paz.