‘Apostamos no bom senso’, diz secretário de Saúde de Natal sobre desobrigação do uso de máscaras

Após a prefeitura de Natal publicar um decreto que retira a obrigação do uso de máscara contra Covid-19 em locais abertos e fechados da capital potiguar, o secretário de Saúde da capital, George Antunes, afirmou nesta quinta-feira (10) que a população deverá usar bom senso para definir os locais em que deve continuar usando a proteção.

“O bom senso vai dizer para o cidadão se ele deve ou não utilizar a máscara. Nós apostamos nesse bom senso”, declarou. Antunes afirmou a decisão de acabar a obrigatoriedade foi fundamentada na redução de índices como a taxa de transmissibilidade, o percentual de vacinação da população, além de “um processo de imunização natural pelo contato com o vírus já há mais de dois anos”.

O secretário ainda argumentou que a cidade passou pela onda de alta de casos entre janeiro e fevereiro, com menos casos graves e mortes, e considerou que tanto a capital como o Rio Grande do Norte já estão com o sistema de saúde estruturado para enfrentar a doença.

“Aguardamos um bom tempo para ver as repercussões dessas aglomerações e vimos que não houve aumento de casos”, disse. Apesar disso, ele recomendou que a população continue usando máscaras em locais mais fechados, como nos ônibus, por causa da proximidade e da falta de circulação de ar adequada.

Antunes também declarou que acredita que o uso de máscaras ainda fará parte da rotina das pessoas por muito tempo, como é o caso do comércio. Entidades orientaram os empresários de Natal a manterem a proteção entre funcionários dos estabelecimentos, mesmo com a liberação do município.