Copom deve aumentar Selic em 1 ponto, avaliam especialistas

Especialistas do mercado projetam uma nova alta da Taxa Selic em 1 ponto na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para a terça-feira (15) e a quarta seguinte (16). Atualmente, os juros básicos estão fixados em 10,75%.

O ciclo de aumentos na Selic está chegando ao seu limite, como já sinalizou a ata do último encontro do Copom. “A Selic já subiu muito, é a campeã mundial em termos reais. Não acho que está no radar uma Selic a 13%, 13,25%”, reforça Simão Silber, professor da Faculdade de Economia e Administração da USP.

Porém, a perspectiva de inflação maior em alimentos e combustíveis – como reflexo da guerra na Ucrânia – pode reorientar os planos dos diretores do Banco Central. Até a próxima semana, Estados Unidos e o Banco Central Europeu também vão reavaliar suas taxas de juros.

Na Europa, a estratégica taxa de refinanciamento está em 0%. Silber entende que, como a Europa é a região mais afetada pela guerra, a taxa suba para 0,25% a 0,5% nesta quinta-feira (10). Já nos EUA, a alta de 0,25 ponto deve ser confirmada na próxima semana.